Partilhe esta Página


CAMPANHAS EDUCATIVAS
CAMPANHAS EDUCATIVAS

 

                       O  IDOSO E SUA PARTICIPAÇÃO NA MELHORIA DA SOCIEDADE

 

  • O idoso poderia ter um grande papel na sociedade. Costuma-se dizer que os velhos são discriminados. Na verdade, alguns velhos querem chamar a atenção não por sua participação na vida, não pelo o que ele tem  de experiência,  mas, por suas fraquezas, por suas doenças reais ou imaginárias, por seu desânimo.
  • Porém, também existem idosos que querem e gostariam de participar de projetos assistenciais, pois, tem tempo disponível, e experiência profissional.
  • É desolador chegar-se à conclusão que uma pessoa leve de cinco a 12 anos em sua formação escolar, 10 anos em sua preparação profissional, de mais uns 30 ou 40 anos para adquirir experiência e depois de se aposentar todo esse cabedal será desperdiçado?
  • Foi pensando nesses dados que concluímos que poderiam ser aproveitadas essa faixa da sociedade em plena atividade, bastando apenas  atualiza-los no mecanismo moderno tais como uso de computadores, celulares  e outros.
  • Por exemplo:  Um dos grandes problemas da educação nos tempos atuais é a falta de adaptação à tragédia do desemprego; aos novos desafios tecnológicos; às exigências de competitividade e de eficiência de profissionalismo impostas pela globalização ao novo mercado de trabalho. Em resumo o jovem não está sendo preparado para esta nova fase em que vivemos.
  • O professor, por sua vez,com formação pedagógica e preparo apenas para as matérias de currículo, apenas didáticas, não está em condições de proporcionar o preparo do jovem sem nenhuma experiência para o mercado de trabalho, o que ocasiona a dificuldade de se arrumar o primeiro emprego.
  • Este preparo prático, especializado, dirigido, baseado em experiências conseguidas em laboratórios , oficinas, linhas de produção, escritório, hospital, canteiro de obras, marcenarias, estofadores, eletricistas, pintores, e também na parte esportiva, os idosos possuem  e poderiam então serem  aproveitados como técnicos. 
  • Mas não é o que acontece, uma vez que toda essa experiência conseguida através de tantos anos de trabalho desses aposentados é jogada fora.    Essa omissão é um crime contra a sociedade e um desperdício para com o País com tantos problemas sociais.
  • Para os profissionais aposentados não seria necessário que cumprissem as 40 horas semanais exigidas por lei.  Eles poderiam prestar sua colaboração por um determinado número de horas por dia, por um determinado número de dias por semana recebendo um salário justo que complementaria sua pequena renda de aposentadoria.
  • Os benefícios alcançados com a valorização da auto estima, com certeza seriam maiores que sua remuneração.  Seria voltar à atividade sem os rigores do trabalho formal e o mais importante, seria uma maneira de não entregar-se à velhice,  as tristezas e as doenças.l

 

 

               Sally B. Palmeiro

               Terapeuta Holística

 

 

 

 

 

 

CONDOMÍNIOS

AGORA QUE JÁ ESTAMOS DEVIDAMENTE ORGANIZADOS E DIANTE DO APÔIO QUE TEMOS RECEBIDO, PRIMEIRAMENTE DE AMIGOS QUE CONFIAM EM NÓS E AINDA NÃO TENDO CONSEGUIDO ENTENDER COMPLETAMENTE O NOSSO OBJETIVO, MAS, NOS SEGUINDO, QUEREMOS CONFIRMAR QUE O NOSSO INTUITO É TENTAR DAR SOLUÇÕES A PROBLEMAS E QUE SÓ UNIDOS CONSEGUIREMOS CHEGAR ÀS INSTITUIÇÕES TANTO GOVERNAMENTAIS, COMO  PRIVADAS.

INICIAREMOS COM CAMPANHAS PARA TERMOS UMA MELOR CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS, POIS SABEMOS QUE SE CONSEGUIRMOS EQUILIBRAR AS ENERGIAS TEREMOS MENOS CONFLITOS E COM ISSO MELHOR NÍVEL DE VIDA E PRINCIPALMENTE DE NOSSA SAÚDE.

O TEMA DE HOJE É CONVIVÊNCIA NOS CONDOMÍNIOS. ESPERAMOS QUE POSSAMOS APLICAR ESSAS OBSERVAÇÕES PARA TORNAR O AMBIENTE ONDE MORAMOS MELHOR.

BOA CONVIVÊNCIA

03-06-2014

 

VAMOS VIVER EM PAZ                         

 

O mundo já está um caos, mil problemas nos atingem assim que saímos de casa,  é condução ruim, congestionamento, perigos de assalto, bala perdida, etc. E, em casa estamos em PAZ.

Então seria muito bom se nossa casa fosse um Oasis onde pudéssemos encontrar uma energia positiva que nos refizesse. Vamos cooperar com isso.

Nossos vizinhos são as pessoas mais próximas de nós, qualquer emergência serão os primeiros a nos assistir, mas, na maioria das vezes isso não acontece.  E por que?

Quando tomamos atitudes que aborrecem nossos semelhantes, até por questão de sobrevivência, ele emite energias de raiva e de rancor que misturadas com as atuais forças desse caos que nos atinge, faz com que tomemos raiva da pessoa, mesmo sem nada lhes falar.

Vamos tentar sermos menos egoístas e aplicar a máxima: FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE GOSTARIA QUE LHE FIZESSEM. Muitas vezes nem percebemos que não estamos agradando e portanto vamos mencionar algumas atitudes que poderiam abrandar esse ambiente:

A maior parte dessas recomendações são para quem mora em prédios, mas que poderão serem aproveitados por todos.

SOM

As paredes e divisórias dos nossos apartamentos são muito finas. Qualquer barulho reflete nas demais unidades. Vamos colocar nosso som em um volume para só nós ouvirmos. Nosso vizinho não tem a obrigação de ouvir nosso gosto musical.

BARULHO

 Arrastar móveis e principalmente cadeiras. Se não podemos modificar o habito de arrastar e não conseguimos levantar a cadeira para mudá-la de lugar, vamos colocar feltros em baixo de cada uma. Um pacotinho custa só R$ 5,00 e acabamos com esse problema.

Vamos prestar atenção nos horários em que saímos ou chegamos aos nossos apartamentos. Se você trabalha em horários em que chega mais tarde e todos já estão ,dormindo procure não fazer barulhos desnecessários que possam acordá-los.O mesmo se dá para quem sai muito cedo. Não temos necessidade de bater a porta com violência. Quem está dormindo agradece.

CIGARROS  

Com a nova lei do fumo a maioria dos fumantes, se aproximam das  janelas e as cinzas de seus cigarros, forçosamente caem no apartamento de baixo se as janelas estiverem abertas, ou no parapeito da janela, obrigando seu morador a limpá-las várias vezes ao dia. Problema tão fácil de resolver. Ao fumar coloque as cinzas no cinzeiro ou em um pequeno pedaço de papel e depois as coloque no seu lixo. 

VAMOS FAZER DE NOSSO PRÉDIO OU RESIDENCIAS UM EXEMPLO DE CIDADANIA E DE BOA CONVIVÊNCIA E ENVOLVE-LO NUM CLIMA DE AMOR E DE RESPEITO PELOS NOSSOS VIZINHOS E COM ISSO PROMOVEREMOS A NOSSA PRÓPRIA PAZ E PRESERVAREMOS NOSSA SAÚDE. É MUITO IMPORTANTE A COMPREENSÃO E COOPERAÇÃO DE TODOS!

 

 

 

ÁGUA - LÍQUIDO PRECIOSO

No mundo inteiro, a água está se tornando escassa. As secas estão provocando falta de água tanto nas cidades quanto para a agricultura e indústria. Nós também estamos passando por um período de alerta em função da falta de chuvas, nossas represas estão secando. A que abastece a Grande São Paulo, está com menos de 8% de sua capacidade normal e já estamos utilizando a reserva, que se não houver chuvas que elevem seu leito, se extinguirá completamente no mês de novembro de 2014.

Nosso governo, através da lei 9.433/97, sobre o uso e a poluição da água, com a intenção de reduzir o consumo, irá punir quem não se preocupa com a sustentabilidade de nossos recursos hídricos, e a população está sendo convocada para participar deste processo, tanto na fiscalização, como com denúncias e também e principalmente a mudança de seus próprios hábitos, ou não conseguiremos reverter estas tristes estatísticas que podem nos levar a uma catástrofe irreversível.

Então, quais são os melhores e mais inovadores meios para diminuir o consumo de água?

Há muitas maneiras para diminuir o consumo de água:
Tomar banhos rápidos. 5 a 10 minutos é o suficiente. De preferência, tomar 1 banho, no máximo 2 banhos por dia. Não lavar o quintal de casa todos os dias. Muitas vezes só varrer é o suficiente.
Não ficar com a mangueira ligada empurrando folhas minúsculas de árvores. Folhas de árvores não são sujeira. Sujeira é coco de gato e cachorro, latas, plástico, que podem ser retirados sem usar água.
Não jogar lixo nos rios em hipótese alguma. É ridículo, mas ainda existem pessoas que têm coragem de jogar garrafas plásticas, pedaços de móveis, e outras coisas dentro dos rios, córregos, represas. Claro, que esta não é uma medida direta para diminuir o consumo de água. Mas, é uma maneira de conservar a limpeza das águas.

Não jogar lixo nas ruas. Porque os bueiros entopem. Depois em épocas de chuvas fortes, há enchentes. A água se contamina, fica mais difícil de ser tratada.

Diminuir o consumo de energia elétrica. Também é bom para o bolso, e para o planeta. Evite o desperdício. As hidroelétricas não dão conta da demanda do consumo, tendo assim que consumir mais água.
Sugerir ao governo, iniciativas que facilitem as grandes empresas, supermercados, escolas, faculdades, que optem por usar energia solar; e para que financiem estudos e possam desenvolver tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável.
Analise o quanto podemos economizar de água em nossa rotina diária:

 Escovar os dentes por 5 minutos

 Com torneira aberta — 12 litros -    Fechar enquanto escova — 1 litro

 Fazer barba por 10 minutos

 Com torneira aberta — 24 litros -   Abrir só para enxaguar — 4 litros

 Lavar louça por 15 minutos

 Com torneira aberta — 117 litros -    Lavar tudo numa cuba cheia — 20 litros

 Regar o jardim por 10 minutos

 Com a mangueira aberta — 186 litros - Com a mangueira de fecho-revólver — 96  litros

 Lavar o carro por 30 minutos

 Com a mangueira aberta — 560 litros - Com baldes — 40 litros

 Outras curiosidades

 Num banho de 15 minutos com chuveiro elétrico são gastos 45 litros de água,

 enquanto  um banho de ducha consume 135 litros.

 Em cada descarga são gastos 10 litros de água.

 Uma piscina perde em média 3.785 litros de água por mês por evaporação.  Mantendo-acoberta perdem-se 380 litros.

AINDA MAIS

 Reutilize a água sempre que possível.

 Programe a máquina de lavar de acordo com a situação real das roupas: só as muito sujas requerem dois enxágues. Procure também lavar todas as peças de uma única vez, na capacidade máxima da máquina.

 No verão, evite regar as plantas entre 9 e 17 horas, quando o processo de evaporação é mais intenso. No inverno, regue em dias alternados.

 Restos de produtos tóxicos como tinta, polidores de metal e móvel, naftalina e óleo, não devem ser descartados na pia, no ralo ou no solo, pois contaminam os lençóis freáticos.

 Além de reciclar os materiais, repense o uso daquilo que é essencial na hora de comprar.

 Prefira produtos de limpeza que não degradem o meio ambiente. Água e sabão são suficientes para limpar a maioria dos ambientes e objetos da casa. Restos de produtos tóxicos como tinta, polidores de metal e móvel, naftalina e óleo, não devem ser descartados na pia, no ralo ou no solo, pois contaminam os lençóis freáticos. Além de reciclar os materiais, repense o uso daquilo que é essencial na hora de comprar. Prefira produtos de limpeza que não degradem o meio ambiente. Água e sabão são suficientes para limpar a maioria dos ambientes e objetos da casa. Procure não levar animais de estimação à praia porque eles transmitem doenças por meio da água ou da areia. Verifique se o hidrômetro (relógio de água) de sua casa tem vazamentos. Para quem mora em edifício, vale propor o sistema para que cada condômino pague pelo seu consumo, ao invés da divisão igualitária entre todos. Isso estimula os muito gastadores a diminuir seu consumo. Evite comprar alimentos embalados em plástico ou isopor (que demandam grande gasto de água). E prefira transportá-los em sacolas próprias de lona ou pano.

da água ou da areia. Verifique se o hidrômetro (relógio de água) de sua casa tem vazamentos.

Para quem mora em edifício, vale propor o sistema para que cada condômino pague pelo seu consumo, ao invés da divisão igualitária entre todos. Isso estimula os muito gastadores a diminuir seu consumo.

Evite comprar alimentos embalados em plástico ou isopor (que demandam grande gasto de água). E prefira transportá-los em sacolas próprias de lona ou pano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Direitos autoriais by Ines Caldeira Natucci